Idam vai realizar curso sobre Guaraná Orgânico

Nos dias 17 e 18 deste mês, pelo menos 25 agricultores familiares do município de São Sebastião do Uatumã, terão os conhecimentos aprofundados com assuntos exclusivos à cultura. A Unidade Local do Idam vai realizar o curso sobre a Cultura do Guaraná Orgânico. A maioria dos participantes pretende, a partir das aulas, colocar em prática o plantio. O curso será ministrado pelo técnico agropecuário do Idam, Rui Pereira Sampaio e vai possibilitar que os agricultores conheçam desde a introdução do plantio até a comercialização do produto. As aulas teóricas vão acontecer no auditório da Câmara Municipal e, a prática, no sitio São Benedito, localizado na Estrada da Integração, Km 7. É lá que mora a agricultora Maria Elizabeth Cardoso, umas das agricultoras atendidas pelas atividades do Contrato 124, desenvolvido pelo Idam em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA. O contrato possibilita a reativação de áreas de guaranazeiros e oferece estrutura para os interessados no plantio.
O município mostra que tem potencial para a produção do guaraná e, os agricultores investem na cultura em busca de uma nova alternativa de renda. O apoio dado pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas – Idam tem sido fundamental. E além de permitir a melhoria da qualidade de vida, também contribui para o fortalecimento da agricultura local. Mais de vinte agricultores dominam o mercado do guaraná orgânico em São Sebastião do Uatumã. A produção anual do fruto torrado chega a 14 toneladas/ano. Número que promete aumentar com os incentivos e apoio oferecidos pelo governo do Estado. Com mercado garantido – produção vendida para a Agrofrut de Urucará– os agricultores também abastecem o mercado local. E todo o processo segue de acordo com o calendário agrícola. Em dezembro do ano passado, foi feita a colheita do fruto e agora, em janeiro, os agricultores fazem a poda da planta. De acordo com o gerente da Unidade Local do Idam, Pedro Castro, não é necessário grande investimento para se ter uma produção excelente de guaraná orgânico. “Basta apenas, que os agricultores utilizem os recursos naturais disponíveis na propriedade, como esterco de curral, casca de guaraná, raspa de mandioca, entre outros e sigam as orientações dos técnicos”, finalizou.