Inaugurada Processadora de Castanha do Brasil, em Barcelos

Aconteceu no último dia 02, sexta feira a inauguração da Processadora de Castanha do Brasil, na comunidade rural Patauá, localizada à margem esquerda do rio Unini, município de Barcelos. O empreendimento é considerado de grande importância principalmente para o desenvolvimento sustentável e o fortalecimento da economia local. O evento contou com a presença da presidente do Fundo de Promoção Social, Nejmi Aziz, representantes de entidades governamentais e não governamentais, prefeito, vereadores e moradores das comunidades do rio Unini município de Barcelos. A estrutura física do empreendimento foi financiada com recursos da ARPA e os equipamentos, financiados pelo governo do Estado do Amazonas, por meio do FPS. O espaço atende um sonho dos extrativistas moradores na Reserva Extrativista do Unini e Parque Nacional do Jaú. Agora os agricultores terão os produtos valorizados. Com o beneficiamento da produção fica, inclusive, mais fácil o comércio – produção vendida diretamente ao consumidor. A Unidade de Processamento de Castanha apresenta capacidade de beneficiamento de 350 kg/dia de amêndoa. Ela vai atender toda a demanda de produção das áreas do entorno. O rio Unini, responde com 60% da produção agrícola (banana, farinha de mandioca, cará, abacaxi, macaxeira e castanha da Amazônia) consumida em Barcelos. O Idam vem ampliando o atendimento para os moradores do rio Unini. A equipe local estabeleceu, juntamente com os comunitários, uma viagem de seis dias a cada dois meses. O objetivo é estreitar o relacionamento e viabilizar ações de Assistência Técnica e Extensão Rural – ATER aos agricultores e suas famílias.