Inaugurado em Parintins o escritório da ADAF

Em Parintins foi inaugurado o escritório da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal-ADAF. A cerimônia foi realizada no início deste mês, promovida pelo governo do Estado. Estiveram presentes na ocasião, o secretário de Estado de Produção Rural, Eron Bezerra; diretor presidente do IDAM, Edimar Vizolli; superintendente do Banco da Amazônia, José Bezerra; superintendente da agricultura no Amazonas, João Ferdinando Barreto; presidente da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal, Sergio Muniz; gerente da Unidade Local do IDAM, Nilzomar Barbosa, presidente da Câmara Municipal, Juscelino Manso; Hermes Rômulo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento –MAPA em Parintins e o secretário municipal de produção, Lucivaldo Pereira.
Recém-inaugurada, as instalações da ADAF é uma autarquia criada pelo governo do Estado em substituição a Comissão de Defesa Sanitária Animal e Vegetal – Codesav, que é pioneira na defesa animal e vegetal desde a década de 2000, tendo prestado ótimos serviços à coletividade e ao setor primário local, no que tange ao controle, fiscalização e qualificação dos produtos originários da agropecuária no Estado do Amazonas.
A ADAF surge no cenário regional herdando as instalações, os equipamentos, à mão-de-obra, as atribuições e os encargos até então de competência da Codesav.
Conforme o médico veterinário do IDAM, Octacílio Neto, o carro-chefe da ADAF vai ser o de preservar o patrimônio animal e vegetal da região, do estado e do próprio país, através do combate sistemático a todas e qualquer pragas e doenças que possam prejudicar esse patrimônio, atuando via programas e metodologias específicos a cada caso.
“A ADAF continuará perseguindo a meta de livrar o rebanho do Amazonas do risco de contrair a febre aftosa, mediante campanhas periódicas de vacinação”, finalizou Octacílio.