Inscrições abertas para cursos gratuitos sobre mandioca e plantas daninhas

Sistema de Produção de Mandioca para o estado do Amazonas e Manejo Integrado de Plantas Daninhas são os próximos cursos a serem oferecidos pela Embrapa Amazônia Ocidental, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) no Amazonas. Os cursos são direcionados a técnicos agrícolas, extensionistas, produtores rurais, agrônomos, e demais agentes ligados a atividades agropecuárias. As inscrições estão abertas e são gratuitas. Os cursos oferecidos são parte de um conjunto de estratégias para o processo de transferência de tecnologia, conforme destaca o pesquisador da Embrapa Amazônia Ocidental Gilmar Meneghetti, do Setor de Implementação da Programação de Transferência de Tecnologia. “A Embrapa no processo de transferência, entre outras metodologias, se utiliza dos cursos para que as tecnologias cheguem ao público final, que são os técnicos da extensão rural e os agricultores, principalmente. As tecnologias são componente importante no processo de desenvolvimento do Estado do Amazonas e toda a região norte do país”, afirma. “Para que ocorram novos processos sustentáveis de desenvolvimento, há necessidade de inovação tecnológica, que racionalize o uso dos recursos naturais, e a inovação acontece através do uso de novas tecnologias, processos e serviços”, explica. Por meio dos cursos, são repassadas informações e inovações obtidas através da pesquisa agropecuária realizada no estado do Amazonas. Programação – Nos dias 6 e 7 de novembro de 2012 será realizado o curso Manejo Integrado de Plantas Daninhas, ministrado pelos pesquisadores da Embrapa Amazônia Ocidental, Inocêncio Junior de Oliveira, Ronaldo Morais e José Roberto Antoniol Fontes. O curso abordará estratégias associadas de controle de plantas daninhas em culturas de interesse no Amazonas. O curso sobre sobre Sistema de Produção de Mandioca para o estado do Amazonas será realizado nos dias 27 e 28 de novembro de 2012. Serão abordadas informações sobre preparo do solo, controle de plantas daninhas em plantios de mandioca, sistema de plantio, cadeia produtiva, doenças e pragas, colheita, produtos e subprodutos da mandioca e sistema de produção para terra firme e várzea. O pesquisador Miguel Dias ministra o curso. Inscrições – As inscrições para os cursos estão abertas, são gratuitas e podem ser feitas pelo email eventos@cpaa.embrapa.br , informando nome, telefone, profissão e interesse em fazer o curso. Informações mais detalhadas sobre cada curso podem ser obtidas pelo telefone (92) 3303-7973, no horário de 8h às 16h. Vagas – O curso Manejo Integrado de Plantas Daninhas tem a duração de 12 horas e oferece 30 vagas. Já o curso sobre Sistema de Produção de Mandioca tem a duração de 16 horas e estão disponíveis 25 vagas, com possibilidade de abrir nova turma em dezembro de acordo com o número de inscritos. No mês de dezembro de 2012 estão previstos mais três cursos gratuitos, sobre: Boas Práticas da Cultura do Cupuaçuzeiro; Cultura da Seringueira; e Administração da unidade de produção familiar rural.