Ipixuna: Agricultores familiares são beneficiados com crédito emergencial

Cerca de 200 famílias de agricultores do município de Ipixuna (a 1.367 km de Manaus) foram beneficiadas com a linha de crédito emergencial do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). A ação é promovida pelo governo do Estado com o apoio do governo Federal por meio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM) e Prefeitura Municipal. O evento foi realizado na última terça-feira, 16, no Centro Sócio Cultural Atila Lins. Participaram da ação, agricultores beneficiados com a linha de crédito, o gerente do Banco da Amazônia, Fernando Luiz Ferreira, representantes da Prefeitura e, equipe técnica do IDAM local. Os recursos liberados foram de aproximadamente R$ 560.202,54 financiados pela agência do Banco da Amazônia no município de Cruzeiro do Sul. Foram contemplados com esse valor agricultores do grupo B, onde o beneficio foi equivalente a R$ 487.500,00 e, agricultores do grupo AF, com um montante de R$ 72.702,54. Na lista dos beneficiados estão os agricultores familiares das comunidades: Porto Alegre, Nova Esperança, Açaituba, Campinas, Bom Lugar, Poeira e, comunidades localizadas no rio Liberdade, além de agricultores situados nos igarapés do Limão e Curú. Para o gerente da Unidade Local do IDAM, Luciano Pinheiro, o recurso liberado contribuirá bastante com os agricultores que tiveram perdas consideráveis de suas lavouras em decorrência da enchente em 2012. ”A linha de crédito vai trazer melhoriaspara as atividades do setor primário que sãodesenvolvidas pelas famílias da região, uma vez que, os mesmo irão investir na agricultura familiar, buscando um desenvolvimento econômico e social”, ressaltou o gerente. Crédito Emergencial – Benefício destinado a agricultores do setor primário que foram afetados com a enchente de 2012. O acesso ao crédito é intermediado pelo Governo do Amazonas com apoio do Governo Federal, por meio do Banco da Amazônia. Para os grupos de agricultores familiares, o limite de financiamento vai até R$ 12 mil, com juros de 1% ao ano, e, pagando até a data do vencimento há um desconto de 40%. Já para os agricultores não-familiares, o limite é de até R$ 100 mil, com taxas de juros de 3,5% ao ano, oito anos de prazo, também com três anos de carência. Os empresários da atividade agropecuária também terão limite de crédito de até R$ 100 mil, com juros de 3,5% ao ano. A diferença é o prazo de carência, de um ano.