Jornada de visitas de Ater em Parintins atende 58 agricultores familiares

O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas em Parintins (Idam/Parintins) encerrou uma jornada de visitas de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) nas comunidades da região do rio Uaicurapá, na última sexta-feira (12). A ação foi concluída com o atendimento de um total de 58 agricultores familiares.

Segundo o gerente do Idam/Parintins, o engenheiro de pesca Lucivaldo Ribeiro Pereira, durante as visitas foram realizadas emissão e renovação de documentos como o Cadastro Ambiental Rural (CAR), a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) e o Cartão do Produtor Primário. Foram emitidos um total de 26 CARs, 32 DAPs e 22 CPPs.

Além disso, quatro reuniões e três palestras foram realizadas nas comunidades polos da região, São Pedro do Marajó, São Tomé, São João do Jacú e São Sebastião do Jará, que contou com a participação de agricultores familiares e produtores rurais de 11 comunidades adjacentes. Durante as atividades foram esclarecidos assuntos referente ao Crédito Rural e aos programas pró-mecanização e pró-calcário.

Nas comunidades São Tomé e São Pedro do Marajó, por exemplo, foram ministradas as palestras sobre o associativismo e cooperativismo. A equipe técnica destacou a importância das organizações sociais estarem com os documentos regularizados, para que os produtores associados possam participar dos editais do Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS) e outros programas públicos como o Programa de Regionalização da Merenda Escolar (Preme) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

Em cinco dias de visitas de Ater foram atendidos 58 agricultores familiares