Lideranças comunitárias discutem sobre setor primário

Durante todo o mês de fevereiro a equipe do Idam em Itacoatiara e técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura estarão reunidos com os presidentes das comunidades rurais para discutir sobre as atividades do setor primário do município. As sugestões e proposições apontadas irão compor o Plano de Desenvolvimento do Setor Primário que irá beneficiar os seis pólos distritais daquele município.
As reivindicações mais frequentes são a abertura e recuperação de vicinais para escoamento da produção e a viabilização de projetos agropecuários para as comunidades participantes. Essas e outras solicitações serão formatadas pela equipe do Idam local e encaminhadas a Secretaria de Produção Rural (Sepror) e ao Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CEDRS). A última reunião será a do Pólo VI agendada para essa quinta, 24, informa João Nestor, gerente do Idam local. “Durante o dia todo estaremos juntos com 56 líderes comunitários na comunidade Santa Rosa/Rio Arary para debater exaustivamente sobre os problemas mais frequentes. Cabe a nós enquanto instituição orientá-los sobre as alternativas disponíveis para resolver essas dificuldades. As reivindicações sobre saúde, educação, renegociação de dívidas, meio ambiente e outrosassuntos serão registradas e encaminhadas para as instituições afins", ressalta o gerente.