Manacapuru: Idam apoia organização de produtores de fibras.

O Governo do Estado, por meio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas( Idam) juntamente coma Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), promoverão nesta quinta-feira, 22, na sede da Unidade Local do IDAM em Manacapuru, uma reunião com as lideranças das organizações dos produtores de fibras -malva e juta, da sub-região Rio Negro/Solimões, para tratar sobre o financiamento de custeio desta atividade produtiva, relativa a safra 2010 / 2011.

A produção de fibras constitui uma das atividades agrícolas que mais gera ocupação com renda para as famílias rurais das comunidades do interior de Manacapuru e municípios vizinhos, como Beruri, Caapiranga, Iranduba, Manaquiri, Anamã e Anori. No período de 1970/1980 a produção de fibras já teve grande participação na economia agrícola do Estado, porém nos anos subsequentes sofreram grande quedadevido principalmente as condições de insalubridadedurante o processo de descortiçamento dessas fibras e ao baixo preço do produto.

Nos últimos anos, incentivado pela melhoria do preço, graças à subvenção dada pelo Governo do Estado, a produção de fibras vem novamente sofrendo sensíveis incrementos de produção e demandado também mais apoio governamental nas áreas de crédito, assistência técnica, apoio ao beneficiamento e comercialização da produção. Por conta disto, entidades de ATER e Fomento, com as lideranças dos produtores reúnem-se para planejar o apoio necessário para esta próxima safra, uma vez que cresce cada vez mais o interesse dos produtores em retomar o cultivo de fibras na região.