Manaquiri: plantação de graviola recebe polinização artificial realizada pelo Idam

A ação ocorreu na Fazenda Bom Futuro e a expectativa é que os primeiros resultados ocorram em 30 dias

Com produção média anual de 13 mil graviolas, Manaquiri (distante 60 quilômetros da capital) se prepara para despontar no cultivo da fruta. Isso porque o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) realizou a polinização artificial na plantação de graviola da Fazenda Bom Futuro, uma das principais produtoras da cultura no município.

A polinização artificial, que aconteceu no último sábado (03/02), por meio da Unidade Local do Idam em Manaquiri, visa estimular a produção de graviola com frutos maiores, além de revitalizar a cultura da graviola na região. A atividade foi conduzida pelo técnico do instituto, Selmo Andrade, que considera o trabalho crucial para o cultivo comercial da fruta.

“Quem faz plantio de graviola comercial precisa fazer uso da polinização artificial, pois quando se depende da polinização natural, os frutos frequentemente crescem pequenos e com tortuosidades. Outra dificuldade é que quando o plantio ocorre de forma convencional, com o agricultor usando agrotóxicos, há a diminuição da população do polinizador”, destacou o técnico.

A polinização artificial

De acordo com o técnico, o processo de polinização artificial precisa seguir algumas etapas, como, primeiramente, a seleção e coleta das flores de graviola que já se encontram amareladas, que devem ‘descansar’ durante a noite. No dia seguinte, o pólen das flores é recolhido e destinado à polinização ainda no período da manhã. “Nesse processo, pegamos o pólen coletado e o pincelamos no centro da flor, que deve estar aberta”, explicou.

Andrade informou, ainda, que após 30 dias o fruto já estará em formação na árvore. “O resultado da polinização artificial na Fazenda Futuro tem sido o aumento da produtividade, com o índice de pegamento de frutos de plantas polinizadas artificialmente, chegando a superar 60%, em comparação ao índice inferior a 40% de plantas polinizadas de forma natural”, concluiu.

Fazenda Bom Futuro

O Idam assiste a Fazenda Bom Futuro, propriedade da agricultora Simone Alves, há mais de quatro anos, com a introdução de mudas de graviola e, também, com o acompanhamento técnico voltado ao cultivo de goiaba, pitaya, melancia, alface e avicultura de postura.

Fotos: Divulgação/Idam