Manejo adequado do rebanho bovino e bubalino são discutidos em capacitação

02 Curso Bovinocultura - Grupo de Cursandos. PIN

O manejo adequado do rebanho é uma importante ferramenta para os agricultores que trabalham com as atividades de bovinocultura e bubalinocultura. E no município de Parintins, a 369 quilômetros de Manaus, pequenos criadores foram capacitados para a prática pelo governo do Estado, por meio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM), no mês de outubro.

A ideia é mostrar aos pequenos criadores a importância do manejo adequado na criação de bovinos e bubalinos, com ênfase na produção leiteira. Com aulas teóricas e demonstrações práticas a capacitação foi ministrada pelo médico veterinário do IDAM, Octacílio Neto e a zootecnista da Sepror, Cássia Vasconcelos.

“A atividade vem experimentado novidades e inversões em tecnologias que reduzem o impacto ambiental e tem promovido à manutenção e a expansão do criatório em nível municipal”, disse o médico veterinário.

Segundo Neto, o curso procurou mostrar que é possível praticar uma bovinocultura em nível mais profissional, embora envolvendo pequenos criadores. “Buscamos nessas 24 horas de curso orientar e mostrar aos criadores e suas famílias técnicas que viabilizam uma pecuária sustentável, e ao mesmo tempo incentivando-os manter a qualidade genética e a diversidade dos animais”, explicou.

Neto reforçou que os pequenos criadores terão sucesso nos empreendimentos a partir do momento em que realizarem as atividades dentro da base correta, que inclui alimentação, sanidade, instalações e genética.

bovinocultura 02

Para a zootecnista Cássia Vasconcelos, qualificar a mão de obra ainda é a melhor saída para manter a sanidade dos animais e os criadores devem estar sempre atentos para os cuidados com a vermifugação e vacinação do rebanho.

“O IDAM Parintins treina e capacita à mão de obra rural com intuito de melhorar o desempenho no campo das famílias assistidas pela instituição para que a produção dos alimentos assegure a qualidade alimentar dos consumidores, além de melhorar o desempenho da pecuária no município”, destacou o gerente do IDAM/Parintins, Adrianilson Góes de Souza, pontuando que o período de outubro a novembro foi considerado altamente produtivo com a realização de capacitações diversificadas.

O curso foi aplicado para um público de 18 participantes, e aconteceu nas dependências do Centro de Capacitação Rural do Açaí, localizado na comunidade de Nossa Senhora de Fátima do Açaí – P.A. Vila Amazônia.

Vale destacar, que outro curso semelhante a esse está sendo aplicado para criadores da comunidade de São Pedro do Parananema, zona urbana de Parintins, no período de 20 a 22 de novembro.