Manicoré: Agricultores são beneficiados com financiamento

71 familías serão beneficiadas com a aquisição de tratores agrícolas e implementos para uso na agricultura familiar.
A equipe do Idam em Manicoré em parceria com a Prefeitura, Secretaria de Produção do Município e Banco do Brasil, realizaram em 20 de junho de 2011, a Solenidade de assinaturas de contratos/cédulas rurais e contou com a participação do Secretário de Estado da Produção Rural, Eron Bezerra, do Superintendente do Banco do Brasil e equipe, da Equipe do IDAM Manicoré, do Prefeito Municipal, Vereadores, Secretários Municipais, agricultores familiares e toda imprensa local. O investimento faz parte do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) do Governo Federal, que tem o objetivo de gerar renda para os agricultores familiares. Os projetos elaborados pelo IDAM Manicoré vão contemplar a aquisição de 08 (nove) tratores agrícolas, 02 (duas) plainas agrícolas, 08 (oito) grades aradoras e 08 (oito) carretas agrícolas para 08 grupos de agricultores, abrangendo 71 famílias das Comunidades de Liberdade, São Sebastião, São José, São Miguel, Jenipapo I e Santa Ana do Capananzinho, situadas na zona rural de Manicoré. O valor total deve alcançar R$ 1,3 milhão financiados com recurso do PRONAF através do Banco do Brasil – Ag. Manicoré. A previsão de entrega dos itens é para setembro de 2011 na Exposição Agropecuária e Festa da Melancia de Manicoré. De acordo com o Secretário da SEPROR, Eron Bezerra, “Precisamos modernizar a produção. Deixar o terçado e a enxada de lado e usar as máquinas para dar mais qualidade de vida para os trabalhadores rurais. Dessa forma, aumentamos a produção e reduzimos o desmatamento”, explicou o secretário. O superintendente do Banco do Brasil no Amazonas, José Amarildo Casagrande, disse que o objetivo do banco é ajudar no desenvolvimento das comunidades, aumentar a produção, melhorar a renda e a qualidade de vida da população. Segundo o agricultor Enock Carvalho, 27, da comunidade Liberdade, as aquisições vão ajudar no escoamento da produção da área de cultivo até a beira do rio. "Estamos adquirindo força, incentivo e capacidade para trabalhar", disse, acrescentando que pelo menos 100 pessoas serão beneficiadas em sua comunidade. Para o Engenheiro Agrônomo da Unidade Local de Manicoré, Pedro Chaves da Silva, 26, esta ação para aquisição de tratores e implementos é bastante ousada e inédita para Manicoré e que todo trabalho que está sendo realizado visa o aumento da produtividade em cultivos de melancia, banana, jerimum e mandioca, bem como melhore a logística dos produtos até a margem do Rio Madeira para escoamento até a sede do município e para capital do Estado. “Nosso desejo é que o agricultor tenha melhor qualidade de vida, aumente a renda e abasteça nossas mesas de alimentos de forma sustentável” afirma.