Manicoré recebe caminhão baú por meio do Programa de Aquisição de Alimentos

O Governo do Amazonas, por meio do Sistema Sepror, em parceria com o Governo Federal, entregou à Prefeitura Municipal de Manicoré um caminhão baú, nesta quarta-feira (19/02). O município foi beneficiado através da política pública do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). O veículo estará à disposição do Centro de Referência de Assistência Social (Cras).

De acordo com o gerente do Idam em Manicoré, Rigoney Nascimento, pouco mais de 40 agricultores rurais comercializam seus produtos junto à Prefeitura de Manicoré, que distribui os alimentos junto a famílias cadastradas no Cras. Entre as produções mais significativas estão as de banana pacovã, banana prata, melancia, jerimum e milho verde.

O Idam em Manicoré tem trabalhado junto aos agricultores familiares para que estes estejam aptos a participarem de políticas públicas como o PAA. “Neste caso específico, auxiliamos os agricultores familiares na emissão do Cartão do Produtor e na emissão da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), pois somente com os documentos em ordem conseguem acessar as políticas públicas”, disse Rigoney.

Mais de 40 agricultores rurais comercializam seus produtos junto à Prefeitura de Manicoré

Atualmente, segundo informação do município, o Cras acompanha 710 famílias, o que corresponde a um total de 4 mil pessoas assistidas. Entre as iniciativas desenvolvidas pelo órgão estão o programa Criança Feliz, Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif) e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

“Com o caminhão baú, os agricultores familiares poderão vender entregar seus produtos com segurança alimentar, devido ao transporte adequado, e as famílias cadastradas no Cras serão beneficiadas com produtos de boa qualidade”, detalhou Rigoney.

A entrega contou com a presença do prefeito de Manicoré, Manoel Sebastião Pimentel de Medeiros; o secretário municipal de Produção, Manoel da Paula Costa; o secretário municipal de Promoção Social, Joaquim Ribeiro; entre outras pessoas.