Mecanização ajuda no fortalecimento da agricultura em Manaquiri

Trinta e dois agricultores familiares estão na lista dos beneficiados com os projetos de mecanização agrícola e em piscicultura que estão em fase de implantação no município de Manaquiri. A iniciativa é do governo do Estado, por meio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas em parceria com a Prefeitura Municipal. Na BR 319, compreendido entre o Km 152 ao Km 176, vinte tanques escavados, que irão atender 20 famílias de agricultores, já estão sendo concluídos para receberem, no mês de novembro, alevinos de tambaqui distribuídos pela Secretaria Estadual de Pesca e Aquicultura – Sepa, num total de 90 mil. Parte desses alevinos também vai beneficiar mais 18 piscicultores da AM 354 (do Km 01 ao Km 24), no processo de repovoamento de tanques que hoje estão desocupados por conta das despescas. Segundo o presidente do Idam, Edimar Vizolli, o uso da tecnologia no campo tem proporcionado o desenvolvimento sustentável em todo o Amazonas graças ao apoio dado pelo governador Omar Aziz que implantou no Estado o projeto Mecanização do Campo orçado em R$ 51,5 milhões, sendo R$ 5,6 milhões oriundos do Governo do Estado e o restante proveniente de parcerias com o Banco do Brasil, Banco da Amazônia e a Agência de Fomentos do Estado do Amazonas (Afeam). “No município, a produção de tambaqui tem crescido, principalmente por conta desses investimentos”, disse o gerente da Unidade Local do Idam, Mário Jorge, ressaltando a importância de oferecer ao agricultor familiar, uma nova opção de renda. Conforme ele, a expectativa é que no período de outubro a dezembro deste ano, a produção de tambaqui chegue a 100 toneladas. Já com o projeto de mecanização agrícola, estão sendo beneficiados doze agricultores familiares. A atividade é considerada imprescindível para manutenção da sustentabilidade, haja vista que, do ponto de vista ambiental, evita as queimadas e, também, diminui a exploração de novas áreas de floresta em curto espaço de tempo, além de triplicar a produção. Intercâmbio Quatro técnicos da Unidade Local do Idam e um agricultor familiar do município de Manaquiriestão hoje, 18, no município do Careiro da Várzea. Eles foram conhecer de perto a Unidade Demonstrativa de Banana na área de várzea, que funciona na comunidade São Sebastião, de propriedade do agricultor Francisco Ferreira. Numa área de 0,45 hectare, vem sendo produzida a banana pacovan, uma das mais resistentes a sigatoka negra, doença que atinge os bananais. O trabalho com o uso de um inseticida, desenvolvido pela Embrapa, chamou a atenção do grupo que ainda esse mês pretende reunir os agricultores locais para multiplicar os conhecimentos adquiridos na viagem.