Mudas de bananeiras são salvas em Tefé

A Unidade Local do Idam em Tefé (a 523 km de Manaus) em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo (SEMMA), realizaram no último dia 25 e 26, ação de coleta de mudas de bananeiras. A coleta aconteceu devido à enchente que atinge o município de Tefé, pois as bananeiras estavam prestes a ficarem de baixo d´água. As mudas foram retiradas da Unidade Demonstrativa do Idam, implantada na Comunidade Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, na propriedade Santa Cruz. Para o gerente Sidney Souza de Araújo, o objetivo desta iniciativa foi salvar algumas mudas de bananeira e, fazer a distribuição aos agricultores familiares das áreas de Várzea (terras alagadas) assim que às águas do rio Solimões baixarem. De acordo com levantamento de perda feito pela Unidade Local do Idam no município, praticamente todo bananal de várzea foi afetado , ou seja, 35,08 hectares do plantio foram perdidos .
“Temos que replantar toda a cultura da banana o mais rápido possível, até porque essa banana é umas das fontes de alimento e, renda dos agricultores familiares de Tefé”, afirmou o gerente da Unidade Local do Idam.
De acordo com levantamento de perda feito pela Unidade Local do Idam no município, praticamente todo bananal da várzea foi afetado , ou seja, 35,08 hectares do plantio foram perdidos . "Temos que replantar toda a cultura da banana o mais rápido possível, até porque essa banana é umas das fontes de alimento e, renda dos agricultores familiares de Tefé”, afirmou o gerente da Unidade Local do Idam.