O AGRO é TRABALHO no campo!

É racional e lamentável que não realizemos o nosso Magnífico Festival Folclórico de Parintins este ano. Optou-se pela vida, salvar vidas!

Louvável a decisão dos Dirigentes dos Bois, das autoridades de Parintins, e do Governo do Estado. Prejuízos materiais e imateriais estão ocorrendo em pequenas e grandes escalas, mas a vida é mais importante! Não se discute!

A PANDEMIA, enquanto fenômeno de emergência sanitária mundial foi e é um processo de difícil controle, mesmo com os esforços governamentais e da sociedade… E, lembremos, ainda não estagnou.

As lições aprendidas e em aprendizagem, são diversas, graves e ricas em diversidades. Lições potencialmente virtuosas estão sendo aprendidas. E, provavelmente, sejam incorporadas aos nossos cotidianos. Especialmente na gestão pública.

Uma das lições observadas é que, mesmo em situação de PANDEMIA, o AGRO não parou, o AGRO não pode parar.  Porque o AGRO é vida! O AGRO é alimento!  O AGRO é TRABALHO no campo! O AGRO é economia rural! O AGRO é dignidade à vida no Campo!

Mesmo sentindo a falta do Festival, das Galeras Azul e Branca e Vermelha e Branca. Dos bois Garantido e Caprichoso, das toadas, das torcidas locais, regionais, nacionais, e mundiais. Temos que nos resignar, levantar a cabeça, balançar a poeira. E buscarmos “novas formas de caminhar, porque o caminho é o mesmo”.

Nós do AGRO, nós do IDAM, comandados pelo governador Wilson Lima e pelo Secretário Petrucio Magalhães Júnior, já iniciamos a caminhar de forma diferente:

* De sorte a promovermos e melhorarmos a Assistência Técnica e Extensão Rural às Produtoras e aos Produtores Rurais do Amazonas.

* Diminuindo distâncias através da Comunicação via satélite, com acesso à rede mundial,

* Desburocratizando Processos administrativos de controles. Organizando a documentação de Cadastros e de Licenças ambientais.

* Facilitando o acesso ao Crédito Rural Subsidiado.

* Fomentando com insumos, a produção rural.

* Asfaltando estradas vicinais para facilitar o escoamento da Produção.

* Fomentando a agregação de valor à produção, apoiando e financiando a Agroindustrialização.

* Apoiando fortemente a comercialização da produção, enquanto o Produtor se organiza para acessar o mercado por iniciativa própria.

* E apoiando a organização social e produtiva dos Micros e Pequenos Produtores e Produtores Rurais assistidos e atendidos pelo nosso IDAM!

A mim, convocado pelo governador Wilson, em pleno pico da PANDEMIA; cabe a difícil e honrosa missão de liderar o grupo de Valiosos Servidores do Glorioso IDAM, organizando a Nova Forma de Caminhar em busca do nosso Desenvolvimento Rural Sustentado. E da Promoção Humana das Produtoras e dos Produtores!

E, com a altivez do nosso Povo Parintinense, com o apoio determinado do governador Wilson Lima, e com as bênçãos de Nossa Senhora de Carmo. Haveremos de recuperar a Economia da nossa Parintins. A Parintins da economia virtuosa da Juta, da Pecuária, do Pescado, da Horticultura, do Guaraná, da Farinha… E de tantas outras atividades produtivas rurais.

E continuarmos fazendo o maior Festival Folclórico do Mundo!

Em homenagem ao meu Povo e meus irmãos de Parintins!

Valdenor Cardoso
Diretor-presidente do IDAM