PAA beneficia agricultores e garante alimentos às famílias carentes de Juruá

7,5 toneladas de peixes como pacu, branquinha, jaraqui e curimatã foram doados pela Unidade Local do IDAM/Juruá para os Programas Jovens e Adolescentes; Melhor Idade Ativa; Bolsa Família; e Erradicação do Trabalho Infantil. A distribuição aconteceu no período de 9 de dezembro ao dia 5 de janeiro deste ano e fez parte do Programa de Aquisição de Alimentos(PAA)para Doação Simultânea que faz parte de uma das ações do Fome Zero e promove o acesso a alimentos às populações em situação de insegurança alimentar e promove a inclusão social e econômica no campo por meio do fortalecimento da agricultura familiar. No Amazonas, o Programa é desenvolvido pelo governo do Estado em parceria com o governo Federal e implementado pela Companhia Nacional de Abastecimento – CONAB. No município de Juruá, o PAA é resultado da parceria feita entre o IDAM, Prefeitura (Secretaria Municipal de Fomento a Produção), Associação dos Trabalhadores Rurais de Juruá (ASTRUJ) e a empresa Barronças Consultoria. Foi a segunda doação feita. Na primeira, foram distribuídas quase seis toneladas de pirarucu. De acordo com o calendário divulgado pela Unloc/IDAM, ainda esse anoserão doados farinha de mandioca, banana, macaxeira, pirarucu, peixe miúdo e galinha caipira. O Programa propicia a aquisição de alimentos de agricultores familiares, com isenção de licitação, a preços compatíveis aos praticados nos mercados regionais.