Parceria entre Idam e OCB busca solucionar entraves do setor primário no Amazonas

Representantes dos dois órgãos se reúnem para debater ações futuras

A fim de desenvolver estratégias para solucionar entraves do setor primário no estado do Amazonas, o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) está elaborando uma parceria junto à Organização das Cooperativas do Brasil (OCB).

Com uma presença ativa em todos os municípios do estado, o Idam atua ao lado das cooperativas de produtores rurais do Amazonas, priorizando o desenvolvimento rural sustentável.

Com a proposta de alinhar ações e planejamentos para a parceria, o diretor técnico do Idam, Radson Alves, recebeu na terça-feira (21/03), a superintendente do sistema OCB/AM, Cláudia Sampaio Inácio. Segundo Cláudia, a reunião permitiu a apresentação de propostas.

“Iremos realizar uma ação na OCB onde o Idam irá explicar o Cadastro da Agricultura Familiar (CAF). Estamos programando isso para a próxima semana, assim que eles confirmarem a data já faremos a convocação. Também já estamos trabalhando algumas ações em parceria com o Idam, inclusive ações de crédito para a AFEAM”, delineou a superintendente.

Durante a reunião também se definiu que o Idam participará de uma audiência pública da OCB para debater as soluções dos entraves do setor primário no Amazonas, a ser realizada no dia 24 de abril, e o presidente do Idam, Daniel Borges, estará em uma agenda no Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) para tratar das dificuldades do CAF no Amazonas. A OCB demandará um técnico de Brasília para acompanhar essa agenda.

CAF

O Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) é o instrumento para identificar e qualificar o público beneficiário da Política Nacional da Agricultura Familiar (Lei nº 11.326/2006), bem como, a Unidade Familiar de Produção Agrária (UFPA), os Empreendimentos Familiares Rurais e as formas associativas da agricultura familiar (cooperativas agropecuárias e associações rurais).

A inscrição no CAF é requisito básico para obtenção do acesso às diversas políticas públicas direcionadas ao desenvolvimento e fortalecimento da agricultura familiar.

FOTOS: Divulgação/Idam

Informações para a imprensa: Assessoria de Comunicação do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas: Antônio Barros Jr. (98145-1183), Ártemis Cunha (98406-5021), Nailson Castro (99113-2311), e Rita Ferreira (98208-9685).