Parceria entre Sepror, Idam e Ufam vai permitir a produção de sementes de malva no Amazonas

Iniciativa visa apoiar pequenos produtores de malva no interior do estado

Dinamizar a cadeia produtiva da malva e gerar tecnologia, produção de sementes e oportunidades para o pequeno produtor estão entre as propostas do acordo de cooperação técnica firmado, nesta quinta-feira (04/11), entre a Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror), o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam) e a Universidade Federal do Amazonas (Ufam). A assinatura do termo aconteceu na sede da Ufam, na zona sul de Manaus.

O acordo prevê a inserção de tecnologias no campo e, principalmente, a produção de sementes para apoiar pequenos produtores, que vivem do plantio de malva em municípios do interior do Amazonas. A ideia é possibilitar o plantio da fibra em terra firme, gerando melhorias para o produtor, que atualmente passa até oito horas para desfibrar a malva em áreas de várzea.

“Hoje, o Governo do Amazonas e a Ufam estão dando um passo muito importante para sermos autossuficientes na produção de sementes de malva, o que sem dúvida alguma é importante para quem produz fibra na várzea, que é o nosso pequeno agricultor. Ele sabe que, se tiver semente, ele vai ter uma boa safra e a indústria vai ter a fibra necessária para produzir a sacaria do café que vai exportado do Brasil, que é o maior exportador do melhor café do mundo”, destacou Petrucio Magalhães Júnior, secretário de Produção Rural.

Assistência ao produtor – O diretor-presidente do Idam, Valdenor Cardoso, destaca que o Idam, como órgão de Assistência Técnica e Extensão Rural, na perspectiva de educação informal, entende que esse momento é um privilégio.

“Esse é um momento muito importante porque estamos quebrando um ciclo de dependência do Pará na produção de sementes. Agora a Ufam está trazendo uma experiência tecnológica com fomento, além de fazer o experimento, irá possibilitar o fomento de sementes para uma cadeia produtiva de importância para o estado. Este momento alegra o Idam porque estamos fomentando tecnologias para agricultura familiar”, pontuou Valdenor.

Ensino e pesquisa – Inicialmente, será instalada uma unidade experimental de produção de sementes na Fazenda Experimental da Ufam, localizada no Km 38 da rodovia BR-174 (Manaus-Boa Vista), e futuramente devem ser instaladas também em municípios com potencial para produção da fibra como Manacapuru, Beruri, Parintins, Anori e Anamã.

“Essa Unidade Experimental Participativa vai envolver alunos de graduação e pós-graduação com todo um rigor científico. Vamos gerar resultados fazendo com que a tecnologia de produção para o desenvolvimento da cadeia produtiva da malva seja continuamente melhorada, porque lá na ponta há uma produção, mas é necessário alinhar ao conhecimento científico”, explicou Sylvio Puga, reitor da Ufam.

Estiveram presentes na solenidade de assinatura do termo o secretário executivo adjunto de Política Agrícola, Pecuária e Florestal do Amazonas (Seapaf), Airton Schneider; a diretora da Fazenda Experimental da Ufam, Albejamere Castro; a assessora de Relações Internacionais e Interinstitucionais da Ufam, Lêda Brasil; e os coordenadores do Projeto de Fibras pelo Idam e Sepror, Suzamar Santos e Carla Ferreira.

FOTOS: Kevyn Sousa/Idam