Parintins registra nascimento do “Garantido”

Na última segunda, 27, momentos antes do anúncio do vencedor do 46º Festival Folclórico de Parintins,nasceu na Unidade de Observação (UO) instalada na fazendinha Vovô Octacílio, localizada na Rodovia Eduardo Braga, km 1, o bezerro “Garantido” gerado por meio de Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF).
“Garantido” é o terceiro bovino nascido por meio de inseminação artificiale recebeu este nome em homenagem a um dos bois integrantes do folclore parintinense. A primeira experiência neste segmento ocorreu em 20 de outubro de 2010, com o nascimento da bezerra “Caprichosa”, obtida pelo mesmo processo.
A inseminação artificial faz parte do Projeto de Melhoramento Genético do Rebanho Bovino e conta com o apoio do Governo do Estado, Sepror e Idam em parceria com a Associação dos Pecuaristas de Parintins (APP) e criadores locais. Cabe a Unidade do Idam no município o fornecimento periódico de nitrogênio líquido para a conservação do sêmen e o acompanhamento técnico. A Associação dos Pecuaristas de Parintins juntamente com os criadores locais se responsabiliza pela estruturação da propriedade, sanidade do rebanho, aquisição de sêmen e equipamentos para inseminação artificial. Para o veterinário do Idam Otacílio Neto, este Projeto visa à melhoria genética do rebanho regional de forma direta tornando a técnica ao alcance principalmente do pequeno criador e de maneira indireta apoiando e estimulando os que já trabalham com inseminação artificial como é o caso de alguns grandes criadores. “O trabalho de melhoramento genético obriga o criador a adotar medidas em suas propriedades que melhorem as condições de alimentação e sanidade dos animais e de suas instalações para o manejo do rebanho. O sucesso da técnica da inseminação artificial depende principalmente dessas mudanças” salienta Otacílio.
O bezerro “Garantido” é filho do “Fator Te. Kubera” e neto do famoso “Barbante” reprodutores Gir Leiteiros, com uma vaca mestiça Pardo Suíça adquirida da Genética Aditiva Mato Grosso do Sul e inseminada em Parintins em setembro de 2010.
Está previsto para o segundo semestre de 2011 o nascimento de mais bezerros de pequenos criadores oriundos de inseminação artificial.