Parintins: Unloc beneficia Unidades de Produção Familiar (UPF) do Baixo Amazonas

A Unidade Local (Unloc) de Parintins, em cumprimento ao Contrato 124/2010 entre o IDAM/MDA, que visa o desenvolvimento do setor primário na região do Baixo Amazonas, desenvolveu no período de abril a julho, ações de assistência técnica e extensão rural junto a 200 agricultores familiares e suas Unidades de Produção Familiar (UPF) distribuídas na zona rural do município de Parintins. Para fazer face ao compromisso firmado entre o IDAM e o MDA, a Unidade Local vem realizando um trabalho intenso, onde a participação e a disponibilidade da equipe técnica, sempre presente no assessoramento dos agricultores familiares,representou fator relevante na consolidação e fortalecimento das UPF´s da região.
A equipe da Unloc de Parintins está atuando nas comunidades rurais localizadas nas seguintes regiões do Baixo Amazonas: Uaicurapá, nas comunidades São Gabriel do Peixe Marinho, Santo André do Marajó, Núcleo São Carlos, Santa Luzia do Marauaru, São Pedro do Marajó, Nossa Senhora de Aparecida, Comunidade Batista El-Shadai, Nossa Senhora de Nazaré, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro do Remígio e São José da Terra Preta do Mamuru; na região do Mamuru , beneficiando as comunidades Simeão e Igarapé-Açú; na região do Mocambo do Arari , atuando nas comunidades Agrovila São João, Santo Antonio e São Pedro; e na região do Cabury , nas comunidades Santa Terezinha e São Francisco do Palhal. No conjunto, as atividades metodológicas executadas até o final do mês de julho de 2011 foram caracterizadas pela diversidade de ações e o número significativo de agricultores beneficiados em cada uma delas. A primeira ação realizada pela Unloc consistiu na aplicação do Formulário de Diagnóstico em 182 UPF´s. A partir da interpretação dos dados do formulário, a Unloc desenvolveu ações que melhorassem os processos de cultivo das culturas, por meio de cursos e palestras sobre diversos assuntos.
Outra ação referiu-se ao preenchimento da Declaração de Aptidão (Dap) ao Pronaf. No total, 182 DAP´s foram emitidas.
A equipe técnica da Unloc também realizou o “I Intercâmbio Organizacional de Agricultores Familiares”. Neste evento que contou com a participação de 15 agricultores familiares, foram discutidos os gargalos referentes a produtividade, aquisição de insumos e comercialização da produção, bem como as formas para que esses processos sejam melhorados e otimizados.
Reuniões (05 no total) foram realizadas, totalizando 120 agricultores participantes.Os temas destes eventos foram diversos, todos, no entanto, objetivando o fortalecimento do setor primário nas UPF´s. Além das reuniões, 70 visitas técnicas foram realizadas pela equipe,afim de assessorar o agricultor nas questões de plantio,produção, colheita , pós-colheita referentes as UPF´S.