Pecuaristas investem em inseminação artificial para aprimoramento genético

DSC01787
O médico veterinário do IDAM, Octacílio Pessoa, acompanha todas as etapas do processo: Inseminação Artificial (IA) e nascimento do bezerro

Em Parintins (a 369 km de Manaus) pecuaristas locais comemoram o sucesso obtido com a utilização de Inseminação Artificial (IA) em bovinos e bubalinos (búfalos). Ao todo, 12 pequenos criadores do município que utilizaram essa técnica, foram beneficiados com o nascimento de 270 bovinos e 06 bubalinos. Iniciada em 2010, a atividade permite a inseminação de um grande número de vacas em dia e hora pré-determinada sem a necessidade de observação de cios.

A Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF) faz parte do Programa de Melhoramento Genético desenvolvido pelo Governo do Estado por meio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM), Secretaria de Estado da Produção Rural e Sustentabilidade (Sepror), Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam) e conta com a parceria da Associação dos Pecuaristas de Parintins (APP) e criadores locais.

Diamante Negro Maio   2013
Bezerra Minardi, mais uma fêmea nascida por Inseminação Artificial (IA)
bufinhos 2
Fazenda São Joaquim, Búfalos gerados por Inseminação Artificial (IA)

Para o médico veterinário do IDAM e coordenador do Projeto, Octacílio José Pessoa Ferreira Neto, a ideia é melhorar o padrão genético do rebanho e permitir que pequenos criadores tenham acesso ao Programa, além de apoiar e incentivar os que já trabalham com inseminação artificial, como é o caso de alguns grandes criadores. “Esse trabalho vem despertando o interesse de criadores da região em investir, não apenas no melhoramento genético, como também na adoção de medidas (estrutura física da propriedade, reforma de pasto, pastejo rotacionado e sanidade do animal) que venham trazer benefícios para todo o rebanho”, enfatizou Octacílio.

Orgulhosa Adinamar Abril 2014
Bezerra Orgulhosa nascida por meio de Inseminação Artificial (IA)

Segundo o diretor-presidente do IDAM, Edimar Vizolli, Parintins possui um rebanho de aproximadamente 100.000 cabeças, e é considerado o município do baixo Amazonas que tem a pecuária mais expressiva. “Embora número de cabeças não signifique pecuária próspera, o Estado aposta na Inseminação Artificial (IA) como forma mais econômica de promover o melhoramento genético dos rebanhos, aumentar o rendimento dos animais, produzir mais carne e leite, e consequentemente mais produção por área”, ressaltou.

Todos somos parceiros neste segmento, continuou Vizolli. “As ações no município são realizadas de forma integrada, o IDAM apoia essa atividade com orientação técnica, a AFEAM disponibilizando financiamento para os criadores; o hormônio, o sêmen e a mão de obra ficam por conta do criador. O nitrogênio, utilizado na conservação do sêmen, é viabilizado pela Associação dos Pecuaristas de Parintins”.

O produtor Adinamar Lima, da fazenda Ecológica, está muito feliz com o nascimento da bezerra “Orgulhosa” e agradece o apoio do IDAM, na realização do sonho de ter um animal melhorado geneticamente na sua propriedade e a baixo custo.

Com todo o sucesso que a prática da Inseminação Artificial (IA) vem fazendo no município, Octacílio Pessoa alerta para a necessidade urgente de capacitação de outros técnicos em todo o Estado, não só para esta atividade, mas também em outras áreas da pecuária. “Estamos vivendo um período de transição do antigo para o moderno, o pecuarista, mais do que nunca, precisa encarar seu trabalho como uma atividade empresarial. A adoção de tecnologias é fundamental para continuar o sucesso de seu empreendimento”, afirma.