Pecuaristas recebem orientações sobre vacinação de animais

O Governo do Estado do Amazonas por meio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (IDAM) / Beruri, visando melhorar as atividades do setor primário e o fortalecimento da pecuária no município realizou no final de agosto, no auditório da Câmara Municipal, uma palestra sobre a importância da vacinação contra febre aftosa e brucelose. A palestra foi ministrada por Israel, médico veterinário da CODESAV (Comissão Executiva Permanente de Defesa Sanitária Animal e Vegetal), que orientou os participantescomo é feito o preenchimento da Guia de Transporte dos Animais (GTA), além deincentivar osagricultores familiares a utilizarem os procedimentos para a movimentação de seus rebanhos. Na oportunidade técnicos do IDAM local tambémforam treinados e cadastrados, recebendo orientações sobre o preenchimento, documentação e procedimentos para emissão da GTA. O gerente da Unidade Local / Beruri, Jaime Gatenha, explicou a importância de utilizarboas práticas de manejo em construções de currais e bretes (local de contenção para o tratamento de animais), incentivando aos pecuaristas a participar das campanhas de vacinação, pois a maioria dos criadores não possuem instalações que facilitem o trabalho do vacinador. “É importante reativar as atividades daAssociação dos Pecuaristas para juntos solicitarmos a implantação de um abatedouro, uma vez que a carne bovina negociada no município não sofre uma fiscalização sanitária adequada”, argumentou o gerente. A palestra foi oportuna para conscientizar os pecuaristas da região,que hoje somam 44 criadores, com um rebanho de aproximadamente 1.100 animais.