Processamento de frutas regionais é tema de curso em Jutaí

Visando a criação de novas alternativas de renda para as famílias agricultores de Jutaí, a Unidade Local (Unloc) do Idam do município está realizando desde esta segunda-feira, 26, o curso “Processamento de Frutas Regionais”. O evento que está ocorrendo no Centro Cultura de Jutaí, reuni trinta e duas agricultores familiares de doze comunidades do município.
Ministrado pela técnica Meirijane Santiago, o curso tem por finalidade ensinar as técnicas para a produção de doces, licores, geléias, tortas , comportas , dentre outros quitutes feitos com frutas da terra, cultivadas nas propriedade agrícolas de Jutaí. Abóbora, mamão, banana, amelância são algumas das matérias –primas para a produção dos alimentos.
O curso que encerrá suas atividades nesta sexta-feira, 30, irá promover uma tarde de desgustação na praça da Matriz, onde a população da cidade poderá apreciar os quitutes produzidos pelas agricultoras. Lícores de banana e genipapo, comportas de goiaba, além das geléias de abóbora e mamão são apenas uma amostra das receitas aprendidas pelas agricultoras. Segundo o gerente da Unloc, Marildo Ximendes, o objetivo do cursoé a capacitação e qualificação das agricultoras, para que, posteriormente, as receitas aprendidas possam ser reproduzidas e comercializadas na Feira da Agricultura do município, bem como no centro comercial da cidade, representando, “ mais uma alternativa de renda para as famílias agricultoras de Jutaí”, afirma o gerente.