Produção da castanha do Brasil movimenta agricultores de Novo Aripuanã

A construção de novas ações para o desenvolvimento baseado no manejo dos recursos naturais e no incentivo as populações, comunidades tradicionais e agricultores familiares nos municípios do Amazonas é um dos grandes desafios do governo do Estado, que por meio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas – Idam e de instituições parceiras que, juntos, trabalham para garantir renda e melhoria da qualidade de vida dessas populações. A castanha do Brasil possui alto valor nutricional e lidera o ranking de produto extrativista mais comercializado. Mas, para ter sucesso nesse tipo de produção é preciso seguir umas regrinhas baseadas nas Boas Práticas de Manejo. E é justamente isso que a Unidade Local do Idam/Novo Aripuanã está fazendo. Com o auxílio do Escritório Central do Idam, a gerência local programou para o dia 06 de março um Dia de Campo “Manejo da Castanha do Brasil, com ênfase na Cadeia Produtiva para Comercialização”. O evento vai chamar a atenção dos participantes desde a coleta dos ouriços até o transporte do produto. Quatro estações serão montadas para facilitar o entendimento: Manejo Florestal; Histórico da Castanha do Brasil; Pré-Colheita e Pós-Colheita. O evento que vai acontecer na comunidade São Francisco – lago do Xiadá – Reserva de Desenvolvimento Sustentável Rio Madeira, promete reunir oitenta agricultores, de 24 comunidades da região dos rios Acarí e Madeira. A atividade é uma das metas do Contrato 123/2010, do Idam e Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA. Segundo dados do Idam, o município de Novo Aripuanã chegou a registrar, em 2011, quase 7 mil hectolitros de castanha do Brasil. A previsão, para este ano, é que haja uma produção de 9 mil hectolitros. Com a comercialização garantida, por meio da Cooperativa de Venda de Manicoré – Acovema, a meta da instituição é fazer com que esses números continuem crescendo e, principalmente, garantir boas práticas na hora da produção.
Para o segundo semestre, dois cursos sobre castanha do Brasil serão realizados no município.