Programa de Melhoramento Genético registra mais um bezerro em Parintins

O trabalho de aprimoramento genético do rebanho regional desenvolvido pelo Governo do Amazonas, por meio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam) em parceria com a Associação dos Pecuaristas de Parintins, obteve mais uma etapa bem-sucedida com o nascimento do primeiro bezerro deste ano. Batizado de Juanito, o bezerro foi gerado por inseminação artificial no município de Parintins (a 369 km de Manaus) e nasceu no último domingo, dia 8 de julho, na Unidade de Observação (U.O.) do Idam, implantada na Fazendinha Vovô Otacilio. Juanito é filho de uma vaca mestiça leiteira inseminada em 3 de outubro de 2011. De acordo com o médico veterinário Idam, Octacílio José Pessoa Ferreira Neto, para a criação de Juanito foi utilizado sêmen de um reprodutor do Distrito Federal, o Dom Juan. O Programa que já é considerado sucesso no município, visa a melhoria genética do rebanho regional, de forma direta, tornando a técnica ao alcance principalmente do pequeno criador e, de maneira indireta, apoiando e estimulando os que já trabalham com inseminação artificial, como é o caso de alguns grandes criadores. “O trabalho de melhoramento genético obriga o criador a adotar medidas em suas propriedades que melhorem as condições de alimentação e sanidade dos animais e de suas instalações para o manejo do rebanho”, disse o veterinário, ressaltando que o trabalho, conduzido por técnicos parintinenses, demonstra que é perfeitamente possível o aprimoramento do rebanho sem grandes investimentos. Novas experiências – Por meio do Programa de Melhoramento Genético ainda estão previstos os nascimentos de um búfalo e dois bovinos, precisamente no mês de setembro, e mais dois bovinos, no mês de novembro, todos oriundos de inseminação artificial.