Projeto beneficia agricultores familiares de Nova Olinda do Norte

Por meio dos serviços de assistência técnica e extensão rural desenvolvido pela Unidade Local (Unloc) do Idam de Nova Olinda do Norte os agricultores do município estão aumentando a produção, melhorando, desta forma, a qualidade de vida de seus familiares. Isso porque a Associação Comunitária Agroextrativista de Canumã (Ascomac) promoveu no final do mês passado a comercialização de produtos da agricultura familiar provenientes de uma série de recursos adquiridos por meio de um projeto, elaborado pela equipe da Unloc ao Fundo de Promoção Social (FPS).
Através desse projeto,a Ascomac recebeu recursos para a aquisição de materiais e infraestrutura necessárias para o desenvolvimento dos processos produtivos. Com os recursos provenientes do projeto, foram adquiridos os seguintes materiais: 01 aprisco,01 aviário, construção de 03 casas de vegetação, 01 microtrator, 01 poço artesiano e aquisição de ração para a criação de tambaqui. Com os recursos também foram adquiridos reprodutores e matrizes de ovinos.
A comercialização desses primeiros produtos agrícolas acorreu na sede do município de Nova Olinda do Norte. Durante a feira foram comercializados 200kg de pimentão, 50 kg de pepino, 100 maços de couve e 100 frangos de corte. Segundo o gerente da Unloc de Nova Olinda, Vicente Marques, essa feira representou uma conquista para os agricultores familiares beneficiados com os recursos do projeto. Para o gerente, a partir da melhoria da infraestrutura das comunidades agrícolas, a qualidade dos produtos e a produtividade já apresentam aumento expressivo, possibilitando, desta forma, melhoria da qualidade de vida do agricultor e seus familiares.
Segundo informações do gerente, a Unloc está trabalhando para inserir a Ascomac no mercado institucional como o PNAE e o PAA, bem como já está desenvolvendo ações para que a associação seja beneficiada com o recebimento de 22 kits feira,proveniente do Saf/MDA.