Projeto Cultivando Saberes

O Projeto “Cultivando Saberes” é uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), através da Coordenação de Formação de Agentes de Ater, do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural (Dater) e da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF), que uniu esforços e experiências institucionais no empreendimento de uma proposta de ampliação e qualificação da prestação de serviços de assistência técnica e extensão rural/florestal Povos Comunidades Tradicionais e agricultores familiares (PCTAF’s) agricultores familiares, constituindo um instrumento orientador para os extensionistas-formadores, os Agentes de Ater e outros parceiros envolvidos no Projeto.
O MDA pretende alcançar um grande número de técnicos extensionistas que nunca tiveram, ou tiveram poucas oportunidades de capacitação e de contato com as políticas públicas voltadas para a agricultura familiar, e espera-se que ao capacitar estes técnicos as políticas públicas cheguem de forma qualificada a um maior número de PCTAF’s. Adotando uma estratégia de formação em rede , o Projeto capacita extensionistas das instituições estaduais de Ater para atuarem como formadores na capacitação de outros extensionistas (os chamados Agentes de Ater) vinculados às instituições não estaduais de Ater que, por sua vez, atuam diretamente junto às famílias agricultoras que vivem nos municípios dos Territórios da Cidadania. Esta proposta de formação dos extensionistas está pautada nas várias dimensões do desenvolvimento sustentável, nos princípios da Agroecologia, da crítica à prática extensionista difusionista que se baseia na transferência de tecnologias, no uso das metodologias participativas na prática extensionista, na abordagem de gênero para a ação extensionista, nas políticas públicas de apoio aos agricultores familiares e nas diretrizes e princípios da Política Nacional de Ater (PNATER).
O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM), por meio do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Florestal – DATEF/DITEF e a Gerência de Apoio a Produção Não-Madeireira (GPNM) participou do curso formação de formadores – Projeto “Cultivando Saberes” que teve como objetivo qualificar técnicos extensionistas para atuar como formadores, no período de 20 a 31 de julho de 2009. Estavam presentes extensionistas representando alguns estados como: AM, RO, PI, DF, TO, AL, SE, ES, MA, RJ, MS, PE, SP. MT e GO. Segundo a Gerente de Apoio a Produção Não – Madeireira (GPNM), no qual foi capacitada “Este curso servirá para estabelecer processos de socialização de conhecimentos e formação continuada, com ênfase no fortalecimento da agricultura familiar nos princípios na PNATER, estabelecendo articulações entre as políticas públicas e projetos para este setor.