Realizado I Encontro de Coletores de Castanha do Alto Solimões

O evento aconteceu no último dia 09, sábado, no município de Amaturá, e teve o objetivo de mostrar os benefícios da coleta da castanha do Brasil, Preço, Subvenção, agroindústria e mercado consumidor final. A ocasião foi oportuna para que os participantes pudessem conhecer melhor os investimentos que o governo do Estado vem fazendo, por meio do Idam/Afeam/Proderam/FDH -Fundo de Desenvolvimento Humano (antigo (CDH),e ADS, ao longo de 2003 – 2011. O gerente da Unidade Local do Idam/Amaturá, David Lago, ressaltou a importância da união dos municípios vizinhos para o fortalecimento da cadeia produtiva da castanha, a fim de tornar-los a mesorregião do Alto Solimões uma das grandes referencias em produção da castanha do Brasil beneficiada no estado do Amazonas. A programação constou, ainda, de uma visita a Usina de Beneficiamento da Castanha, onde os participantes puderam conhecer, in loco, a infraestrutura física e a parte Operacional de Produção. O evento foi realizado em parceria com a Prefeitura Municipal e a Associação dos Produtores e Beneficiadores de castanha do município de Amatura (APROCAM). Também estiveram envolvidas as Unlocs do Idam/São Paulo de Olivença e Santo Antonio do Iça. Apresentações típicas regionais como quadrilha, sinhazinha e cunha poranga da Castanha, fizeram parte do evento que encerrou com a escolha da Rainha da Castanha 2011.