Rota para o Desenvolvimento Rural Sustentável no Amazonas

Rota de quê? Perguntam as pessoas que não imaginam, nem de longe, os desafios que é fazer Desenvolvimento Rural Sustentável na Amazônia, com foco no avanço da atividade agropecuária.

Com dimensões geográficas espetaculares, nossas equipes de técnicos percorrem esse imenso Amazonas fazendo o itinerário da distribuição de sementes de hortaliças, grãos e frutíferas. Esses insumos estão sendo entregues para mais de 13 mil produtoras e produtores rurais de todo o estado.

Alguns críticos adeptos do sistema liberal diriam: De novo o governo dando sementes. Fazendo paternalismo! Eis a questão, aqui começa o grande e grave obstáculo que vem impedindo o avanço da nossa Economia Rural.

Fica o questionamento de quem deveria financiar o desenvolvimento da nossa zona rural? Ou deixa como está, pobre e excluída? Qual a modelagem institucional que deverá promover e liderar o necessário Desenvolvimento Rural, cujos perfis socioeconômicos de uma amostra de 90 mil agricultores assistidos pelo IDAM são de micros e pequenos produtores, que em regra, vivem em situação de pobreza e sem estrutura para produzir.

Talvez os liberais adotem o discurso fácil e anacrônico de: “O Estado mínimo; o poder público é incompetente; que vençam os competitivos! Enfim! Questões que precisam ser respondidas!

E é isso que o governador Wilson Lima vem fazendo: Atender aos mais necessitados. E a atual direção do IDAM, tendo como referência a teoria Keynesiana, não tem dúvida de que é sim imperioso que o poder público participe da estruturação do Desenvolvimento Rural Sustentável do Estado, a exemplo do que fez e faz a Malásia, Alemanha, Itália e o México com o Projeto Puebla. E o Amazonas, com o nosso Polo Industrial, concedendo 50 anos de incentivos fiscais.

Além da semente, é imprescindível e urgente, que viabilizemos outros fatores de Produção (terra, capital e trabalho), acessíveis e devidamente qualificados com fácil acesso aos Produtores.

O Governador Wilson Lima, também vem dando condições excepcionais para que esses setores respondam às demandas da Sociedade Rural Amazonense. Resultado disso é o IDAM que vem fazendo a sua parte com a posse de novos servidores concursados e realizando o treinamento de mais de 300 profissionais do agronegócio familiar.

No incentivo à produção rural, o Instituto está implantando a mecanização agrícola acessível aos agricultores familiares, gerenciada pelos escritórios do IDAM nos municípios do Amazonas. Assim como, a instalação de viveiros de mudas comunitários para garantir o fornecimento de mudas de espécies de ciclo longo.

Visando uma equipe de profissionais qualificados para melhor atender o homem e a mulher do campo, o IDAM em parceria com o Governo Alemão, através da Agência de Cooperação Técnica – GIZ, está desenhando a implantação, em curto prazo, de um belo Plano de Formação e de Especialização de Agentes de ATER.

Para fortalecer o ordenamento ambiental, será implantado um escritório do Cadastro Ambiental Rural – CAR, dentro das instalações do IDAM, para análise e retificações dos documentos que apresentem incorreções fundiárias e ambientais, a título de facilitar e dar celeridade as análises feitas pelo órgão ambiental.

Estamos em negociação com a Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas – ADS sobre a possibilidade de repasses de orçamento para que ela faça aquisições de insumos agropecuários (ração, mudas e milho), e pratique o fomento através de doação onerosa, que são vendas com preços subvencionados aos Produtores Familiares.

Na inclusão socioeconômica e produtiva, estamos apoiando os agricultores familiares com a emissão do Cartão do Produtor Primário (CPP), Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), CAR, e nos credenciamentos de apoio à comercialização.

Para melhor atender aqueles que mais precisam dos nossos serviços estamos revitalizando nossas estruturas de logística de transporte e estruturas prediais nos municípios.

E ainda mais outras medidas que qualifiquem os serviços do IDAM, facilitem a vida do produtor e viabilizem a Produção Rural, gerando ocupação e renda. Dinamizando a nossa Economia Rural!

Valdenor Pontes Cardoso
Diretor-Presidente do IDAM