São Gabriel da Cachoeira: UD incentiva plantio de mandioca em área mecanizada

A Unidade Local do Idam/São Gabriel da Cachoeira em parceria com Instituto Federal do Amazonas – Ifam, Prefeitura e produtores familiares indígenas da comunidade Itacoatiara Mirim, localizada na estrada de camanaus Km 10, implantou uma Unidade Demonstrativa (U.D) sobre o cultivo tecnificado da mandioca (manihot esculenta crantz) em solo de terra firme. O objetivo é proporcionar conhecimentos técnicos que viabilizem a incrementação da produtividade da cultura na comunidade e, adesão de novos agricultores familiares. A metodologia foi implantada em área de vegetação secundária, de 0,25 hectares, topografia plana e preparo do terreno mecanizado com as práticas de destocamento e gradeamento. Durante a ação, também foram implantadas duas Demonstração de Métodos (D.Ms): sobre calagem e adubação de covas e sobre seleção e preparo do material para propagação, manivas tradicionais utilizadas pelos próprios agricultores. Além da U.D, em área mecanizada. Outra similar foi implantada na comunidade de Boa esperança (área não mecanizada). A ideia é comparar a produtividade da cultura. Daqui a um ano os primeiros resultados já poderão ser observados e de acordo com o gerente do Idam, Tadeu Pacheco, a partir daí será feita uma avaliação do processo e, também, serão apresentadas as vantagens em relação ao plantio convencional.