Sementes de milho e hortaliças são distribuidas em Fonte Boa

O governo do Estado, por meio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas – IDAM fez, durante o mês de junho, distribuição de sementes para os agricultores familiares do município de Fone Boa (a 678 km de Manaus) atingidos pela enchente deste ano. Duas toneladas de sementes de milho, melancia, abóbora, coentro, maxixe, cebolinha, quiabo, alface, pimentão, mamão hawai e maracujá foram entregues nas comunidades Costa da Ilha I e II, Nova Esperança, Paraná do Tupé, Boa União, Boca do Tupé, Tupé do Meio, São Jorge, Paracuaba, Santa Rita do Badejo, Taiassutuba de Baixo, Batalha de Baixo, São José, Mapurilândia, São Sebastião, Monte Cristo, Cuiabá, Monte Horebe, Pãozal, Terra Nova, Nova Jerusalém, Mulato, Boca do Mucura e outras demais que fazem parte da lista de mais produtivas do município. De acordo com estimativa do IDAM, em torno de 150 toneladas de milho devem ser colhidos até o final deste ano. Outra produção que também merece destaque é a da melancia. A estimativa de produção é de 180 mil frutos. “As sementes enviadas pelo Governo do Estado chegaram no momento certo em nossa região”, disse o agricultor Benedito Manoel Pereira Nunes, um dos grandes prejudicados pela cheia. Os agricultores devem aproveitar esse período que as águas estão abaixando para iniciar as plantações. “As terras estão aparecendo e, agora, é hora de reconstituirmos nossas áreas de plantios para daqui alguns meses conseguirmos melhoria na nossa renda proveniente dessas sementes”, comemorou o agricultor. “Por conta da atenção e dos cuidados reforçados a expectativa é de termos alimentos mais saudáveis em nossas mesas”, reforçou. Segundo o gerente do IDAM, Francisco Melo Benevides, os agricultores estão animados com a nova proposta do Governo, voltada ao incentivo da produção confirmada pelo secretário da Produção Rural do Estado (Sepror), Eron Bezerra e pelo presidente do IDAM, Edimar Vizolli, por meio de videoconferência. Na proposta foram incluídos Crédito, Sementes, Assistência Técnica e Compras da Produção Familiar. O gerente garantiu que, no segundo semestre deste ano, os agricultores receberão mais assistência técnica e mais apoio no escoamento da produção, principalmente com a implementação dos Programas de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa de Regionalização da Merenda Escolar – PREME, desenvolvidos pelo governo federal, por meio da Companhia Nacional de Abastecimento – CONAB.
No mês de junho, a Unidade Local do IDAM/Fonte Boa, fez o cadastro dos agricultores para serem beneficiados com o Crédito Emergencial, lançado pelo governo do Estado para atender os agricultores, também atingidos pela enchente.