Técnicos do Idam que trabalham com agrotóxico serão capacitados

No período de 24 a 26 deste mês, técnicos do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas – Idam dos municípios de Manaus, Rio Preto da Eva, Iranduba, Manicoré, Borba, Manacapuru, Careiro da Várzea, Presidente Figueiredo, Itacoatiara/Novo Remanso, Manaquiri e Maués, e agricultores familiares de Rio Preto da Eva que aderiram voluntariamente o Sistema Agropecuário de Produção Integrada – SAPI para a cultura de citros estarão sendo capacitados sobre segurança no trabalho com agrotóxicos. O evento promovido pelo Comitê Gestor da Produção Integrada de Citros no Amazonas visa atender a Norma Regulamentadora 31 que tem por objetivo estabelecer os preceitos a serem observados na organização e no ambiente de trabalho, de forma a tornar compatível o planejamento e o desenvolvimento das atividades da agricultura, pecuária, silvicultura, exploração florestal e aquicultura com a segurança, saúde e meio ambiente do trabalho.
O evento acontecerá no município de Rio Preto da Eva (a 57 quilômetros de Manaus), considerado o maior produtor de citros do Estado. O treinamento será dado pelo engenheiro agrônomo e de segurança do trabalho, Dr. Joaquim Gonçalves Machado Neto. Na programação consta assuntos como Conceitos: Processo de Intoxicação; Risco de Intoxicação e Segurança das Condições de Trabalho; Medidas Preventivas de Segurança no Trabalho com Agrotóxicos – Medidas Administrativas, – Medidas de Higiene, Limpeza e Manutenção; Rótulo e Bula de Agrotóxicos; Medidas Individuais: EPIs: Legislação, Seleção, Uso, Substituição e Descontaminação, entre outros que serão repassados, aos participantes, por meio de aulas teóricas e práticas. Comitê – O Comitê Gestor da Produção Integrada de Citros no Amazonas é desenvolvido pela Secretaria de Produção Rural – Sepror e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas – Fapeam, em parceria com o Idam, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Comissão de Defesa Sanitária, Animal e Vegetal (Codesav), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Instituto Nacional de Preservação Ambiental (Inpa) e AmazonCitrus. Produção Integrada – é um sistema de produção baseado na sustentabilidade , aplicação de recursos naturais e regulação de mecanismos para substituição de insumos poluentes. Para tanto, utiliza instrumentos adequados de monitoramento dos procedimentos e a rastreabilidade de todo o processo, tornando-o economicamente viável, ambientalmente correto e socialmente justo.