Técnicos do Idam têm artigos publicados

Dois artigos escritos pelos técnicos do Departamento de Florestas do Idam foram selecionados e publicados no terceiro volume da série “Corredores Ecológicos – Iniciativas e Metodologias para a Implementação do Projeto Corredores Ecológicos”. A Série Corredores Ecológicos é uma publicação do Ministério do Meio Ambiente e divulga artigos sobre temas relacionados à gestão de grandes espaços territoriais denominados corredores ecológicos regionais ou de biodiversidade.
Com o título “Uma iniciativa para a produção florestal não-madeireira no Corredor Central da Amazônia”, pág. 25, o artigo assinado por Malvino Salvador (Diretor do Departamento de Florestas), Sérgio Gonçalves (Chefe do Departamento de Florestas), Nadiele Pacheco (Gerente de Produção Não-Madeireira) e Quênia Barros (Gerente de Produção Madeireira), enfoca principalmente os desafios a serem enfrentados devido a falta de regulamentação para todos os produtos florestais, como instruções normativas e resoluções específicas que orientem os procedimentos para utilização.
O segundo artigo que tem como título “Oportunidades para a produção florestal sustentável nos municípios do Corredor Central do Amazonas”, pág. 30, é de autoria de Sérgio Gonçalves, Nataniel de Jesus (Eng. Florestal) e Janderlei Gadelha (Estudante de Engenharia Ambiental e técnico florestal) aborda como o setor florestal produtivo passou a ter acesso as informações sobre o assunto e relata as oportunidades de regularizar todas as etapas da cadeia produtiva da Madeira, do manejo à comercialização dos produtos de movelaria ou serrarias.
Para ter acesso a esses artigos acesse o site www.idam.am.gov.br e clique no link Artigos, ou se preferir consulte a Biblioteca do Idam.