Troca de experiencias sobre mandioca e seus derivados

Como parte das atividades que a Unidade Local do Rio Preto da Eva vem realizando para revitalizar a cadeia produtiva da cultura da mandioca, foi realizada no período de 20 a 22 de julho, uma excursão com 14 agricultores familiares de 03 associações do município. Eles foram ao Projeto de Assentamento Iporá, ASPROLIN e ramal do Tucano.
O foco desta metodologia foi o beneficiamento da produção, com destaque para a visita a Unidade Produtiva de Farinha do município de Urucará e a uma casa de farinha artesanal na comunidade Castanhal
Na Unidade Produtiva os agricultores puderam conhecer toda a atividade de uma casa de farinha mecanizada, passando por todos os processos da fabricação, que vão desde a lavagem, descascamento, cevagem, prensagem, granulação, escaldação e torração.
A equipe de Rio Preto da Eva, foi recebida pelos extensionistas de Urucará comandados pelo gerente local Pedro Castro e Messias, que junto com os demais funcionários da unidade apresentaram todas estas fases do processo produtivo. Os visitantes também tiveram a oportunidade de trocar experiências e aferir coeficientes técnicos de todas as fases.
Num segundo momento os agricultores conferiram de perto a fabricação do "QUEBRADINHO E CASÁRIO", um subproduto da mandioca que possui grande aceitação na feira do município.
Durante a visita foi possivel também apresentar, por fotos, o trabalho que os agricultores familiares de Rio Preto da Eva, vem realizando com a cultura da mandioca, que já possui no municipio 70 hectares plantada no processo mecanizado, no preparo de área, plantio e tratos culturais, e que será objeto de um Dia de Campo, no mês de novembro.