Unidade de Beneficiamento de Citrus é inaugurada em Vila Rica de Caviana

O Governo do Estado do Amazonas, por meio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam) está desenvolvendo ações para o fortalecimento da produção de citrus no Estado. Um exemplo dessa ação já pode ser conferido no distrito de Vila Rica de Caviana, comunidade Santa Maria do Pupunha, distante 70km do município de Manacapuru, onde foi inaugurado na último sábado, 27, a Unidade de Beneficiamento de Citrus.
O Presidente do Idam, Edimar Vizolli, esteve em Vila Rica de Caviana para a inauguração do empreendimento, juntamente com Secretário Executivo de Políticas Agropecuárias e Florestais do Estado do Amazonas, Airton Schneider, o articulador do IDAM junto ao Fundo, antigo CDH,Hilário Ramirode Abreu Filho, do gerente de Beruri, Izaque Epifânio Marques e Marivan Marinho, gerentede Vila Rica de Caviana, bem como representantes e autoridades políticas do município de Beruri.
Durante a ocasião, Vizolli ressaltou a importância da unidade para os processo de beneficiamento do citrus, além da elevação da qualidade do produto. O presidente enfatizou perante os agricultores familiares que o desenvolvimento não pode parar, e que os mesmos terão todo o apoio do Idam para que novas conquistas sejam alcançadas, melhorando, deste modo, os processos produtivos, o potencial de comercialização do fruto e consequentemente, a qualidade de vida do agricultor familiar de Vila Rica de Caviana. Tambem foram conhecidas pelosparticipantes da inauguração as instalações da unidade. Acompanhados pela equipe da Unloc de Caviana, bem como de agricultores familiares pertencentes a Associação de Produtores Santa Maria do Pupunha, as autoridades governamentais conheceram algumas das etapas do processo de beneficiamento do citrus, tais como: lavagem e secagem com escovas, polimento e classificação do fruto. Ao longo da visita a unidade, foi ressaltado pelo gerente da Unloco desenvolvimento de uma programação de ações e atividades a serem realizadas junto ao agricultor, na qual, serão abordadas, temáticasvoltadas para as novas técnicas de cultivo do citrus, visando, deste modo, levar aos agricultores familiares conhecimentos e práticas para o melhoramento do cultivo e aumento da produção de citrus.