Unidade de Produção Familiar do Careiro comemora resultados

A primeira Unidade de Produção Familiar (UPF) do Amazonas, implantada em 2010 na fazenda “São Júlio”, no Careiro da Várzea, comemora um ano de atividade com avanços significativos.Tan to a família de agricultores familiares participante quanto a equipe técnica da Unidade do Idam no município tem motivos para celebrar. Primeiro pelas melhorias na infraestrutura da propriedade e depois pelo salto de produção de leite, principal atividade econômica da fam ília , que passou de menos de 100 litros/dia para 220 litros/dia.
Além da produção de leite os agricultores familiares da fazenda São Júlio realizam atividades nas áreas de piscicultura e agricultura, que apesar de ainda não terem um caráter econômico proporcionaram um avanço quanto à utilizaç ão dos espaços da propriedade que ofertam à família os alimentos essenciais a sua subsistência como o peixe e as hortaliças.
Esses e outros dados foram apresentados em reunião ocorrida nesta terça-feira, 18, na sede do Idam no município, durante avaliaç ão do primeiro ano do programa, que teve como finalidade analisar os avanços e as dificuldades na execuç ão das ações, saber o grau de satisfação do agricultor e elaborar novas metas para 2011. Na opinião do gerente do Idam, Ofir Rage, apesar dos problemas enfrentados com a cheia de 2009, a Unidade de Produção Familiar (UPF) foi em frente, graças ao esforço e a parceria entre a equipe do Idam e a família de agricultores. “Hoje podemos afirmar que a UPF do Careiro é um empreendimento bem sucedido e que já serve de modelo para outras localidades do município e do Estado do Amazonas”, finalizou o gerente .