Unidade de Produção impulsina atividade de piscicultura em Manaquiri

O IDAM, por meio de sua Unidade Local (Unloc) de Manaquiri, implantou no mês de janeiro, uma Unidade de Produção de Alevinos. Esta ação tem como objetivos: atender com alevinos de qualidade e a baixo custo, os noventa e um piscicultores existentes no município; garantir o repovoamento dos criatórios em tempo hábil; viabilizar o desenvolvimento do Projeto Piscicultura Familiar, desenvolvido pela Unloc em parceria com a Prefeitura Municipal, que pretende construir, um tanque escavado para cada piscicultor de Manaquiri.

A implantação dessa Unidade contou com as parcerias da Prefeitura Municipal, que concedeu a máquina para a construção do tanque, bem como a ração para os alevinos, e da Sepror/ Sepa, que distribuíu as pós-larvas, para a formação dos alevinos. A Unidade está localizada na propriedade da piscicultora Maria Cascaes, situada na rodovia AM 354, KM 02.

A Unidade que tem capacidade para produzir até 100 mil alevinos por ciclo (de 40 a 60 dias), já recebeu a primeira remessa de pós-larvas, oriunda da estação de piscicultores de Balbina. Segundo o gerente da Unloc de Manaquiri, Mário Jorge Martins, a ideia da construção da unidade nasceu após a equipe das Unloc ter observado alguns gargalos que estavam dificultando o crescimento da atividade no município, tais como: a dificuldade para repovoar os criatórios; o aumento do número de piscicultores; o alto custo dos alevinos na região; dentre outros. Para o gerente, essa unidade irá proporcionar um crescimento da atividade, bem como, o crescimento da renda e melhoria da qualidade de vida dos piscicultores de Manaquiri.