Unidade local de São Paulo de Olivença faz Demonstração de Métodos

Demonstrações de Métodos (DM) da colheita do mel de abelha e formação de mudas de banana foram feitas pela Unidade Local do Idam no município de São Paulo de Olivença (a 985 km de Manaus) no último dia 19. A demonstração foi destinada a trinta agricultores das comunidades da Betânia, São Joaquim e a um grupo de agricultores do município de Amaturá ( a 909 km de Manaus). A Demonstração de Método da colheita de mel ocorreu na comunidade da Betânia, no local o Idam possui a Unidade Demonstrativa de meliponicultura( abelhas sem ferrão) da espécie Jandaira. Quem apresentou as técnicas desenvolvidas nessa cultura foi à técnica florestal do Idam, Danuzia Leite. Importância da criação de abelhas, geração de renda na propriedade rural, materiais utilizados como touca, luvas, baldes plásticos, seringas e entre outros usados na meliponicultura, foram apresentados aos agricultores pela técnica do Idam. Atualmente a Unidade Demonstrativa, conta com trinta caixas de criação da abelha em fase de expansão. A formação de mudas da banana foi apresentada aos agricultores na própria Unidade Local do Idam, onde existe a preparação de uma área mecanizada (cavadas por máquinas) para formação de canteiros, que estão sendo feitos para o plantio de banana das variedades Pacovan, Maça e Prata, em parceria com a Prefeitura municipal. O intuito dessa parceria é plantar entorno de 5 mil mudas, que serão distribuídas aos agricultores de várzea ( terras alagadas) que tiveram perca total dos bananais no município. Na Demonstração de métodos de mudas de banana, os técnicos Sergio Froes e Wadejane Gouveia, ambos da Unidade Local do Idam de São Paulo de Olivença, abordaram técnicas de arranquio das plantas, limpeza do rizoma (mudas) mediante a remoção de raízes e partes necrosadas, eliminação de parte das bainhas do pseudocaule, fracionamento do rizoma e plantio dos pedaços de rizoma em canteiros devidamente preparados com matéria orgânica. Demonstração de Métodos- é um método individual ou grupal para se demonstrar uma prática ou habilidade de uma determinada técnica, tendo como princípio básico "ensinar a fazer, fazendo".