Unloc de Borba assessora pagamento da subvenção estadual à extrativistas

A Unidade Local (Unloc) do Idam do município de Borda, por meio de sua equipe técnica, realizou nesta segunda-feira, 29, o assessoramento à Associação de produtores rurais e extrativistas (APRUEX), para o pagamento da subvenção Federal e Estadual disponibilizado pela Companhia Nacional de Abastecimento-CONAB, aos extratores de borracha de comunidades do município. A realização do pagamento da subvenção ocorreu nas dependências da sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Borba.
Estiveram presentes no evento, o secretário Lourivaldo Nascimento Barros, representante da Secretária Municipal de Produção e Abastecimento (SEMPRA), representantes da Associação de Produtores Rurais e Extrativistas (APRUEX), e a equipe da Unloc de Borba, representada pelo gerente José Tarcisio da Silva e Sousa e o técnico florestal, Glauber de Souza Ferreira.
O engenheiro agrônomo e chefe do Departamento de Assitência Técnica e Extensão Rural (Dater), Alfredo da Silva Pinheiro e o técnico em agropecuária, Raimundo Pereira Amorim, ambos do Idam Central, também estiveram em Borba supervisionando o pagamento da subvenção, que beneficiou 28 extrativista de cerca de dez comunidades, todos, pertecentes à Associação de Produtores Rurais e Extrativistas do município. Para a realização desta ação, foram disponibilizados cerca de R$30.000,00 (trinta mil reais). Segundo o Presidente da APRUEX, Antônio Queiroz da Fonseca, para ter acesso ao benefício, o extrativista deve ter em mãos a seguinte documentação: Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) e as notas ficais de venda e CPF em situação regular. No caso das Cooperativas e Associações, serão exigidas a DAP jurídica, nota fiscal de compra, certidões negativas do INSS e FGTS e conta corrente em banco oficial em nome da Associação ou Cooperativa.
De acordo com o extrativista João da Silva, esse benefício chegou em um bom, já que, a atividade de extrativismo é uma prática sustentável que gera emprego e renda para muitos seringueiros e suas famílias ao longo da calha do rio Madeira.