Unloc de Novo Airão realiza curso sobre artesanato

A Unidade Local do Idam de Novo Airão realizou nos dias 17, 18 e 19 de agosto na comunidade Tiririca – RDS do Rio Negro, um curso sobre artesanato. O evento contou com a participação de vinte e cinco agricultores familiares das comunidades Tiririca, Santo Antônio, Saracá e Santa Helena e teve como parceira e colaboradora a engenheira florestal Priscilla Adriano Silva.
O curso que corresponde ao convenio 003/2011 entre o IDAM/ SDS teve como instrutor o Senhor Edivaldo de Souza da Associação dos Artesões de Novo Airão. Oobjetivo do evento foi a capacitação das agricultoras familiares sobre técnicas de artesanato a partir da utilização de fibras de arumã e talos de cachos de bacaba. Por meio de aulas praticas e teóricas as participantes puderam aprender as técnicas que envolvem a produção e confecção de artesanatos cuja a matéria-prima e proveniente de recursos naturais. “A partir do conhecimento adquirido, agricultoras poderão fazer praticas de coleta de arumã; seleção, corte, limpeza e tingimento dos talos; e confecções de tupés e luminárias”, ressaltou Edivaldo Souza. Para a agricultora Maria de Fátima da Comunidade Tiririca, o curso foi uma oportunidade para que novos conhecimentos sobre artesanato fossem aprendidos. Maria ainda ressaltou que a utilização de sementes e madeira na confecção dos artesanatos é um forma de aproveitamento dos recursos naturais de forma sustentável. “O curso foi uma maneira de nós, agricultoras, aprendermos a usar os recursos da natureza em nossas peças de artesanato.
“A atividade de artesanato vem como uma complementação para a renda do agricultor familiar, sendo ela uma atividade sustentável, economicamente viável e ecologicamente correta visando a redução dos impactos ambientais” afirmou Alberto Elífio técnico executor das atividades do convenio SDS/IDAM na Unloc Novo Airão.