Vendas Diretas animam agricultores e consumidores

Produtos diversificados vendidos por preços atrativos e uma surpresa que agradou os consumidores de Santo Antonio de Içá que, na véspera do dia de Natal, encheram a sacola com frutas, legumes e verduras, compradas diretamente das mãos dos agricultores. A iniciativa partiu da Unidade Local do IDAM que, de forma improvisada, construiu barracas para servir de palco da primeira Feira dos Produtos da Agricultura Familiar. A ação faz parte das diretrizes estabelecidas pela Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão – PNATER sugeridas pelo MDA e que o IDAM vem trabalhando com muita força nos últimos anos, principalmente, no que se refere ao Apoio a Comercialização. Segundo o gerente do IDAM, Warlen Fermin, a ideia foi abraçada com muito otimismo pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Prefeitura Municipal, que se tornaram grandes parceiros no planejamento e na realização do projeto. Mais de quarenta agricultores da sede do município e de mais cinco comunidades. E eles reforçaram na produção oferecida, inclusive com a oferta de café da manhã regional, pupunha e açaí. O agricultor José de Souza, que diversifica sua produção criando matrinxã em cativeiro, ficou satisfeito com os resultados. “Seu Zé” como é conhecido, foi o último a chegar à feira com sua produção e o primeiro a sair com o bolso cheio de dinheiro. Ele comercializou cerca de 180 kg de matrinxã a R$ 7,50 e faturou na faixa de R$ 1.350,00 em poucos minutos. E ressaltou, “ainda temos muito mais lá no açude.”
De acordo com o gerente, a previsão é que a Feira seja realizada semanalmente, por conta dos resultados que conseguiram animar tanto os consumidores, quanto os agricultores familiares.